Em alerta contra as bactérias multirresistentes

Prescrições inadequadas de antibióticos estão contribuindo para a formação de bactérias cada vez mais resistentes ao tratamento e são responsáveis pela morte de várias pessoas todos os anos. A resistência ocorre nas mutações das bactérias gerando proteção contra os antibióticos.

Esse é um processo natural, mas é acelerado com o uso incorreto de medicamentos. Assim, mais bactérias se tornam resistentes, enquanto cada vez menos antibióticos são pesquisados.

Dados na literatura indicam que 50% das prescrições de antibióticos são inadequadas de diversas formas.

Estes dados são presentes dentro da realidade hospitalar que encontramos hoje, mesmo com avanços tecnológicos e pesquisas científicas.

grafico
* Proporção de isolados clínicos que são resistentes ao antibiótico. MRSA (Staphylococcus Aureus resistentes a oxacilina). VRE (Enterococcus resistente a vancomicina). FQRP (Pseudômonas Aeruginosa resistente a fluoroquinolona)

A solução está na prevenção

A Orientação e Uso Racional de Antibióticos busca prevenir a inadequação da prescrição das diversas formas: na indicação de uso, na escolha do antimicrobiano, na dose, na posologia, na via escolhida, na restrição do tempo de uso do antimicrobiano.

Com a avaliação imediata de todas as prescrições de antibióticos, em até 5 minutos, com resposta direta para o médico prescritor, conseguimos o aumento da adequação de prescrições, o que resulta em um tratamento mais assertivo e maior segurança para o paciente.

prescricao-medicoO médico envia a justificativa de prescrição para avaliação

prescricao-avaliacao

O infectologista recebe a justificativa e faz a avaliação em até 5 minutos

prescricao-retornoO Portal Qualis devolve para o médico prescritor a recomendação

Comunicação completa entre Corpo Clínico, Farmácia e Infectologistas Qualis

Após o envio da prescrição, para tornar a comunicação entre a farmácia e o corpo clínico do hospital mais rápida e eficiente, o Portal Qualis oferece o módulo Farmácia. Lá, encontra-se a listagem com os pacientes em uso de antimicrobianos no período, eliminando o processo de seleção manual através da listagem automática.

Além disso, o farmacêutico entra em contato com o prescritor, via SMS, avisando se o tratamento está terminando ou se necessita alguma adequação na prescrição feita anteriormente, para que o médico possa tomar uma decisão.

farmacia-farmaceuticoO Farmacêutico verifica se o tratamento está finalizando

farmacia-listaatravés da lista no Portal Qualis

farmacia-smse envia um SMS ao médico, avisando que o tratamento está no fim.

farmacia-medicoO médico recebe o SMS e toma a decisão.

Consulta Rápida de Apoio

Interação imediata entre o profissional de saúde parceiro e o infectologista da Qualis. Através do Portal Qualis, o profissional de saúde tem a possibilidade de realizar CONSULTAS RÁPIDAS a fim de esclarecer eventuais dúvidas e procedimentos referentes aos riscos de infecções, diagnósticos, ou terapias a serem instituídas. A alta disponibilidade do infectologista para discutir casos traz melhores resultados aos tratamentos dos pacientes.

COMO FUNCIONA:

prescricao-medicoO médico preenche sua dúvida através do Portal Qualis

prescricao-avaliacao

Em menos de 5 minutos, o infectologista envia seu parecer

prescricao-retornoO profissional toma a melhor decisão para seus pacientes

 

O formulário é simples de preencher e garante que todas as Consultas Rápidas fiquem armazenadas no Portal Qualis. Desta forma, todos os dados discutidos fazem parte do histórico do paciente e podem ser consultados a qualquer momento.
 
formularioconsultarapida

 

Integração com a Justificativa de Prescrição

Através da Consulta Rápida, é possível criar uma nova justificativa de prescrição a partir da sugestão do infectologista, após a discussão de casos.Os dados já são preenchidos automaticamente na justificativa de prescrição.

consultarapida5

 

 

Disponibilidade dos infectologistas

Os Infectologistas da Qualis estão disponíveis sete dias por semana, das 7 às 23h, para responder de forma imediata qualquer dúvida do profissional de saúde. Assim, o melhor tratamento é oferecido aos pacientes, de maneira rápida e eficaz.

consultarapida5

 
 

Perfil de sensibilidade em tempo real

O PERFIL DE SENSIBILIDADE oferece ao profissional da saúde uma fotografia em tempo real das taxas de resistência bacteriana da instituição, que podem ser estratificadas por unidades do hospital, tipo de bactéria, infecções comunitárias ou hospitalares, período de ocorrência, sitio de infecção e dias de internação do paciente.

Por exemplo, você poderá saber a taxa de sensibilidade aos antibióticos para uma pneumonia, na unidade UTI de um paciente com 6 dias de internação. Isto ajudará o prescritor na escolha mais adequada do antibiótico.
 

prescricao-medico

prescricao-avaliacao

prescricao-retorno

 
Além disso, através desta ferramenta nossos infectologistas alertam o médico assistente quando da liberação de um resultado de cultura positivo, por SMS. Além disso, nossos profissionais já enviam uma sugestão de condutas a serem tomadas a partir daquele resultado de exame a perfil de sensibilidade da bactéria. Tudo isso em tempo real o que traz mais segurança ao paciente.
 

Taxa de resistência bacteriana identificada por bactéria específica

Esta taxa é relativa para todas as bactérias identificadas na instituição. É calculada dividindo-se número de bactérias resistentes pelo número de bactérias sensíveis em determinada área do hospital e tempo específico. Serve para definir a pressão de colonização que cada bactéria apresenta o que se reflete na sua taxa de transmissão e no risco de um novo paciente adquirir a bactéria.
perfil-grafico
 

Tempo médio para aquisição da resistência bacteriana

Este gráfico representa o tempo médio para a aquisição de uma bactéria resistente para determinada área do hospital. Pode ser separado por bactéria específica ou tempo médio geral. Serve para auxiliar na tomada de decisão no que se refere ao momento correto para utilizar um antibiótico de maior espectro para determinada bactéria.
perfil-grafico2
 

Taxa de resistência bacteriana por área do hospital

Este gráfico demonstra que mesmo dentro de uma instituição as taxas de resistência bacteriana são variadas, o que determina que as recomendações de terapia são diversas conforme a unidade específica, para um mesmo hospital.
perfil-grafico3