Assessoria ao Controle de Infecção

A Assessoria ao Controle de Infecção da Qualis inclui a execução de quatro eixos principais: a vigilância das infecções relacionadas à assistência à saúde; o programa de controle de antimicrobianos; as medidas preventivas e avaliação dos indicadores de infecções hospitalares.

O objetivo do programa é proporcionar a prevenção da disseminação de doenças infecto-contagiosas e a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. A prevenção e controle das infecções relacionadas aos procedimentos invasivos e o controle da disseminação dos microrganismos multirresistentes são o foco do programa, sendo que a higienização das mãos e limpeza e desinfecção do ambiente são trabalhadas como partes essenciais do processo. O programa é aplicável a todos os profissionais, pacientes, familiares ou acompanhantes e visitantes que circulam no hospital.

Para isso, a equipe da Qualis auxilia no desenvolvimento de protocolos e rotinas, além de disponibilizar materiais educacionais aos hospitais parceiros. Dessa forma, nosso programa traz resultados positivos aos hospitais e aos pacientes.

acompanhamento-ccih

BENEFÍCIOS:

Discussão de casos

Nossos profissionais são especializados na identificação dos casos de infecção realizada através de discussão dos casos com o controle de infecção, entrega dos indicadores de infecção da instituição e discussão dos resultados obtidos com o controle de infecção para o desenvolvimento e implantação de melhorias necessárias.

Diagnóstico presencial da instituição

A Qualis proporciona uma avaliação técnica completa da instituição visando identificar os riscos de infecção associados a estrutura e processos. Esta avaliação é baseada nos moldes da acreditação internacional e tem como produto um relatório técnico com o diagnóstico institucional e indicadores de estrutura e processos da instituição. Este relatório é o ponto inicial da implementação do plano de ação da Qualis para o desenvolvimento de melhorias.

Padronização de rotinas

A Qualis auxilia a instituição na construção de rotinas e processos com o intuito de padronizar ações de prevenção e controle de IRAS. Estas implantações são monitoradas pela enfermeira da Qualis a partir de acompanhamento mensal das ações desenvolvidas na instituição por meio de reuniões, indicadores de processo e resultados.

Relatórios mensais e anuais de acompanhamento

A Qualis realiza acompanhamento mensal no hospital, analisando todos os pontos pertinentes para a vigilância epidemiológica e, assim, disponibiliza no início de cada mês um relatório com esses dados. No fim do ano, é realizado um apuramento de todos os relatórios, mostrando como foi o andamento do hospital no período de 12 meses.

Controle de surtos

O acompanhamento da Qualis ao CCIH e a disponibilização de Programas Operacionais Padrão (POP’s) auxiliam no controle de surtos na instituição.

Elaboração de estratégias para prevenção de infecções

O plano de ação que a Qualis desenvolve em conjunto com a CCIH do hospital auxilia na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde através da identificação das infecções com maior incidência na instituição e implantação de processos e rotinas que possam reduzir tal complicação. Todas as ações são monitoradas através de relatórios mensais das taxas de infecção e avaliação dos indicadores de processos implantados.

Acesso rápido e imediato ao especialista

O acesso aos nossos profissionais é rápido e imediato, pois nossa equipe trabalha diariamente em contato com os profissionais de saúde através do Portal Qualis, respondendo imediatamente as dúvidas e auxiliando nas tomadas de decisões.

Educação presencial e a distância

A Qualis proporciona diversos conteúdos educacionais para prevenção de infecções hospitalares, para a melhor segurança e eficácia no tratamento dos pacientes. Os materiais são disponibilizados aos hospitais parceiros através de aulas EADs, testes no Portal Qualis e materiais de apoio, como cartazes, e-books, artigos e publicações.

Redução dos custos dos hospitais

Com a redução de taxas de infecções proporcionadas pela assessoria contínua ao Controle de Infecção Hospitalar, o custo do hospital parceiro diminui.

Redução das taxas de infecção hospitalares

Através da padronização de rotinas e processos para a prática assistencial, obtemos resultados na redução das taxas de infecção hospitalar. Este é um resultado da assessoria contínua que a Qualis proporciona aos hospitais parceiros.