Covid-19: Atualizações sobre o Coronavírus

Covid-19: Confira as últimas atualizações sobre o coronavírus no Brasil e no mundo

Semana: 03/08/2020 a 09/08/2020

Artigos importantes publicados na última semana

Woloshin S, Patel N, Kesselheim AS. False Negative Tests for SARS-CoV-2 Infection – Challenges and Implications. N Engl J Med.
Artigo publicado no dia 06 de agosto faz uma análise em relação a sensibilidade dos testes diagnóstico em paralelo com limites para descartar as infecções e seu emprego para abertura do país (EUA).

Boulware DR, Pullen MF, Bangdiwala AS, et al. A Randomized Trial of Hydroxychloroquine as Postexposure Prophylaxis for Covid-19. N Engl J Med. 2020;383(6):517-525.
Ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo publicado no dia 06 de agosto que testou a hidroxicloroquina como pós exposição em 821 indivíduos assintomáticos nos Estados Unidos e em partes do Canadá. Os participantes tiveram exposição doméstica ou ocupacional a alguém com Covid-19 confirmado a uma distância de menos de 6 pés por mais de 10 minutos, sem uso de máscara facial nem proteção para os olhos (exposição de alto risco) ou utilizando máscara, mas sem proteção para os olhos (exposição de risco moderado). Dentro dos 4 dias após a exposição, foi distribuído aleatoriamente aos participantes placebo ou hidroxicloroquina (800 mg uma vez, seguido de 600 mg em 6 a 8 horas, depois 600 mg diariamente por 4 dias adicionais). O desfecho primário foi a incidência de Covid-19 confirmada em laboratório ou doença compatível com Covid-19 em 14 dias. Após o experimento os pesquisadores concluíram que para os indivíduos com exposição de alto risco ou risco moderado a Covid-19, a hidroxicloroquina não preveniu o aparecimento da doença quando usada como profilaxia pós-exposição em até 4 dias após a exposição.

Moscola J, Sembajwe G, Jarrett M, et al. Prevalence of SARS-CoV-2 Antibodies in Health Care Personnel in the New York City Area. JAMA. Published online August 06, 2020.
Estudo publicado no dia 06 de agosto realizado no Northwell Health System, o maior hospital do estado de Nova York, com o objetivo de identificar a prevalência de anticorpos nos profissionais de saúde. Todos os funcionários profissionais de saúde (n = 70 812) foram convidados para participar do estudo: 46 117 (65,1%) foram testados no dia 23 de junho de 2020. No geral, 5523 de 40 329 eram soropositivos, encontrando uma prevalência de 13,7% entre os profissionais.

Budd J, Miller BS, Manning EM, et al. Digital technologies in the public-health response to COVID-19. Nat Med. 2020;10.1038/s41591-020-1011-4.
Esta revisão publicada no dia 07 de agosto visa analisar a amplitude das inovações digitais para a resposta de saúde pública ao COVID-19 em todo o mundo e suas limitações e barreiras para implementação, incluindo legais, éticas, bem como barreiras organizacionais e de força de trabalho. Por fim os autores concluem que há uma necessidade urgente de alinhamento de estratégias internacionais para a regulamentação, avaliação e uso de tecnologias digitais para fortalecer a gestão de pandemias e preparação futura para COVID-19 e outras doenças infecciosas.

OMS

Public health surveillance for COVID-19 – Interim guidance
Documento que fornece orientação aos Estados Membros sobre a implementação da vigilância para COVID-19 e os requisitos de notificação para a OMS.

Estimating mortality from COVID-19, Scientific brief
Documento com o objetivo de auxiliar os países a estimar a taxa de mortalidade por caso e, se possível, a taxa de mortalidade por infecção, da maneira mais apropriada e precisa possível, ao mesmo tempo em que consideram possíveis vieses em suas estimativas.

CDC

Evaluation and Management Considerations for Neonates At Risk for COVID-19
Atualização das orientações sobre o contato mãe-bebê, enfatizando a importância da autonomia materna no processo de tomada de decisão médica.
Atualização das evidências sobre as rotas de transmissão do SARS-CoV-2 para neonatos.
Atualização das evidências sobre prevenção e controle de infecção.

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 25
Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 31 (26/07 a 01/08).

NOTA TÉCNICA Nº 13/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
Condutas para a doação de leite materno aos bancos de leite humano e postos de coleta de leite humano no contexto da infecção COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

NOTA TÉCNICA Nº 14/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
Atenção à saúde do recém-nascido no contexto da infecção pelo novo coronavírus (SarsCoV-2).

NOTA TÉCNICA Nº 15/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
A presente Nota Técnica trata de orientações direcionadas ao Centro de Operações de Emergências para o Coronavírus (COE COVID-19), a serem adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para guiar as condutas em aleitamento materno em contextos de transmissão de síndromes gripais.

Anvisa

Ações da Anvisa em 200 dias de enfrentamento à pandemia
A Anvisa publicou, na quarta-feira (5/8), um informe sobre as ações da Agência para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O documento apresenta uma visão geral das medidas adotadas pela instituição nesses últimos 200 dias, ou seja, de janeiro até julho deste ano.

NOTA TÉCNICA Nº 64/2020/SEI/GHCOS/DIRE3/ANVISA
Nota técnica com orientações sobre o uso de luz ultravioleta (UV) para desinfecção de ambientes públicos e hospitalares. De acordo com a nota, não há evidências científicas de que o uso de tecnologias baseadas em exposição a esse tipo de radiação para desinfecção de ambientes públicos e hospitalares seja eficaz no combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), responsável pela Covid-19. Além disso, a NT conclui que só foram encontradas evidências de eficácia do uso de tecnologias baseadas em UV para desinfecção em condições conformacionais muito específicas e controladas quanto à área irradiada, ângulo de exposição, intensidade e dose de radiação, sobre superfícies lisas e limpas. Por isso, diante da ausência de comprovação da eficácia da técnica para ambientes reais, a Anvisa não recomenda o uso de equipamentos com tecnologias baseadas em UV para desinfecção de ambientes públicos e hospitalares como única alternativa.

Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa nº 07/2020 – Atualizada em 05/08/2020
Atualização da nota técnica de orientações para prevenção e vigilância epidemiológica das infecções por sars-cov-2 (covid-19) dentro dos serviços de saúde com a inclusão dos critérios epidemiológicos para pacientes adultos e pediátricos e atualização da estratégia de liberação das precauções e isolamento.

Secretária de saúde do estado do Rio Grande do Sul

NOTA INFORMATIVA 15 COE/SES-RS
Atualização da nota técnica nº 15 que dispõe sobre Vigilância de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à infecção humana pelo COVID-19, sistemas de notificação, rede laboratorial e estratégias de testagem. Em relação ao último documento foram incluídos informações sobre a ampliação da rede de testagem e sugestões de condutas frente aos resultados diagnósticos com diminuição do tempo recomendado para o isolamento.

Secretária de saúde do estado de Santa Catarina

Nota de Orientação nº 002/2020 – DIVS/SUV/SES/SC
Nota informativa com orientações sobre produtos com ação “virucida” para auxílio na prevenção de infecções pelo SARS-CoV-2.

Secretária de saúde do estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº18
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 01/08.

Secretária de saúde do estado do Rio de Janeiro

Decreto nº 47199 de 04 de agosto de 2020
Dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus (COVID-19), em decorrência da situação de emergência em saúde, e dá outras providências.

Boletim Semanal das unidades SES/RJ
Boletim até a semana epidemiológica 31 com um panorama geral das 29 Unidades Hospitalares/Institutos e 30 Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, contidos entre as Unidades de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Semana: 27/07/2020 a 02/08/2020

Artigos importantes publicados na última semana

Dawood FS, Ricks P, Njie GJ, et al. Observations of the global epidemiology of COVID-19 from the prepandemic period using web-based surveillance: a cross-sectional analysis . Lancet Infect Dis. 2020;S1473-3099(20)30581-8.
O estudo foi publicado no dia 29 de julho com o objetivo de descrever a disseminação global do SARS-CoV-2 e as características dos casos e aglomerados de casos de COVID-19 antes da caracterização da doença como uma pandemia. Os pesquisadores selecionaram os casos de COVID-19 relatados entre 31 de dezembro de 2019 e 10 de março de 2020 (período pré-pandêmico) identificados diariamente em sites oficiais, comunicados de imprensa, transcrições de conferências de imprensa e feeds de mídia social dos ministérios nacionais da saúde ou outras agências governamentais. Casos com links de viagem para a China, Itália ou Irã representaram quase dois terços dos primeiros casos relatados de COVID-19 dos países afetados. Entre os casos com informações sobre idade, a maioria ocorreu entre adultos com 18 anos ou mais. Embora houvesse muitos clusters de transmissão domiciliar entre os primeiros casos, os clusters em ambientes ocupacionais ou comunitários tendiam a ser maiores, apoiando um possível papel do distanciamento físico para retardar a progressão da propagação da SARS-CoV-2.

Santarpia JL, Rivera DN, Herrera VL, et al. Aerosol and surface contamination of SARS-CoV-2 observed in quarantine and isolation care. Sci Rep. 2020;10(1):12732. Published 2020 Jul 29.
O trabalho foi publicado no dia 29 de julho com o objetivo de analisar a contaminação ambiental de SARS-CoV-2, obtendo amostras de superfície e de ar em 2 hospitais e 9 salas de isolamento residencial, durante a internação de 13 indivíduos com COVID-19 no Centro Médico da Universidade de Nebraska. As amostras de superfície e aerossol foram analisadas por RT-PCR visando o gene E de SARS-CoV-2. Das 163 amostras coletadas, 121 (72,4%) apresentaram resultado positivo de PCR para SARS-CoV-2. Tomados em conjunto, esses dados indicam contaminação ambiental significativa em salas onde os pacientes infectados com SARS-CoV-2 são alojados e tratados, independentemente do grau de sintomas ou acuidade da doença. Existe contaminação em todos os tipos de amostras: amostras de ar de alto e baixo volume, bem como amostras de superfície, incluindo itens pessoais, superfícies de salas e banheiros.

Chen YJ, Qin G, Chen J, et al. Comparison of Face-Touching Behaviors Before and During the Coronavirus Disease 2019 Pandemic. JAMA Netw Open. 2020;3(7):e2016924. Published 2020 Jul 1.
O objetivo do estudo publicado no dia 29 de julho foi avaliar a associação do uso da máscara com o comportamento de tocar a face, observado na população em geral nas áreas públicas. Para isso, foram incluídos 4699 indivíduos antes da pandemia e 2887 indivíduos durante a pandemia de COVID-19, utilizando vídeos gravados em estações de transporte público, ruas e parques entre a população em geral na China, Japão, Coréia do Sul, Europa Ocidental (Inglaterra, França, Alemanha, Espanha e Itália) e nos EUA. Os resultados deste trabalho transversal sugerem que as políticas obrigatórias de uso foram associadas ao aumento do uso de máscaras durante a pandemia de COVID-19. O uso de máscaras foi associado a um comportamento reduzido de tocar o rosto, principalmente de tocar nos olhos, nariz e boca, o que pode impedir a transmissão por contato do COVID-19 entre a população em geral nas áreas públicas.

Auger KA, Shah SS, Richardson T, et al. Association Between Statewide School Closure and COVID-19 Incidence and Mortality in the US. JAMA. Published online July 29, 2020.
O objetivo do estudo foi determinar se o fechamento das escolas estava associado à menor incidência e mortalidade de COVID-19 nos Estados Unidos. Conforme os resultados encontrados a suspensão das aulas presenciais foi associada a um declínio significativo na incidência de COVID-19 (-62% [IC 95%, -71% a -49%]) e mortalidade (-58 % [IC95%, -68% a -46%]). Com base nos dados os autores concluíram que entre 9 de março de 2020 e 7 de maio de 2020, o fechamento de escolas nos EUA foi associado temporariamente à diminuição da incidência e mortalidade de COVID-19. As escolas fechadas anteriormente, quando a incidência cumulativa de COVID-19 era baixa, tiveram a maior redução relativa na incidência e mortalidade. No entanto, ainda é possível que parte da redução esteja relacionada a outras intervenções não farmacêuticas simultâneas.

Nguyen LH, Drew DA, Graham MS, et al. Risk of COVID-19 among front-line health-care workers and the general community: a prospective cohort study. Lancet Public Health 2020, published 31 July.
O trabalho é um estudo de coorte prospectivo e observacional realizado no Reino Unido e nos EUA publicado no dia 31 de julho, com o objetivo de avaliar o risco de COVID-19 entre os profissionais de saúde da linha de frente em comparação com a comunidade em geral e o efeito do equipamento de proteção individual (EPI) no risco. Comparados com a comunidade em geral, os profissionais de saúde da linha de frente corriam um risco maior de relatar um teste COVID-19 positivo (11,61, IC95% 10,93-12). A prevalência da COVID-19 foi de 2747 casos por 100.000 profissionais de saúde na linha de frente, em comparação com 242 casos por 100.000 pessoas na comunidade em geral. Além disso, o risco de um teste COVID-19 positivo foi aumentado para indivíduos de etnia negra, asiática e minoritária na comunidade em geral, para trabalhadores de saúde étnicos negros, asiáticos e minoritários e para brancos não hispânicos profissionais de saúde. Conforme concluíram os pesquisadores os sistemas de assistência à saúde devem garantir a disponibilidade adequada de EPI e desenvolver estratégias adicionais para proteger os profissionais de saúde do COVID-19, particularmente os de origem étnica negra, asiática e minoritária. É necessário acompanhamento adicional desses achados observacionais.

OMS

Water, sanitation, hygiene, and waste management for SARS-CoV-2, the virus that causes COVID-19
Documento que complementa as orientações contidas nas diretrizes de prevenção e controle de infecção resumindo as orientações da OMS sobre o gerenciamento da água, saneamento, higiene e descarte de resíduos relevante para os vírus, incluindo o coronavírus.

CDC

Interim Guidelines for COVID-19 Antibody Testing
Atualização das orientações sobre os testes de anticorpo para a COVID-19.

What to Know About HIV and COVID-19
Perguntas e respostas para esclarecer dúvidas sobre o HIV e a COVID-19.

Evidence used to update the list of underlying medical conditions that increase a person’s risk of severe illness from COVID-19
Disponibilização da lista de evidências utilizadas pelo CDC para atualizar a listas das condições médicas que aumentam o risco das pessoas desenvolverem a COVID-19.

National Institutes of Health (NIH)

Care of Critically Ill Patients with COVID-19
Atualização das referências e considerações gerais para os pacientes críticos.

Pharmacologic Interventions
Atualização das referências e recomendações para intervenção farmacológica dos pacientes críticos.

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 24
Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 30 (19 a 25/07).

Anvisa

NOTA TÉCNICA Nº 23/2020/SEI/COPEC/GGMED/DIRE2/ANVISA
A presente nota técnica traz orientações aos patrocinadores, centros de pesquisa e investigadores envolvidos na condução de ensaios clínicos autorizados pela Anvisa e estudos de bioequivalência a fim de viabilizar a condução dos ensaios clínicos no Brasil com a celeridade que o momento exige e garantindo a segurança dos participantes, no contexto da pandemia.

Secretária de saúde do estado do Rio de Janeiro

NOTA TÉCNICA SEC-COVID N° 03/2020
Nota técnica com esclarecimentos sobre os dados apresentados acerca dos casos de SRAG e COVID-19.

Secretária de saúde do estado de Goiás

Nota Técnica nº: 12/2020 – GAB- 03076
Nota técnica que autoriza a manutenção das atividades econômicas em funcionamento e as atividades excetuadas, mantendo rigorosa atenção e fiscalização aos protocolos sanitários gerais e específicos estabelecidos pela vigilância em saúde.

Boletim epidemiológico nº17
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 25/07.

Nota Técnica nº: 11/2020 – GAB- 03076
Nota técnica prorroga a manutenção da suspensão das aulas presenciais até 31 de agosto de 2020, ou até nova recomendação do COE.

Semana: 20/07/2020 a 26/07/2020

Artigos importantes publicados na última semana

Cavalcanti AB, Zampieri FG, Rosa RG, et al. Hydroxychloroquine with or without Azithromycin in Mild-to-Moderate Covid-19. N Engl J Med. 2020;10.1056/NEJMoa2019014.
O estudo foi publicado no dia 23 de julho e foram incluídos dados de 55 hospitais do Brasil. Conforme análise realizada pelos pesquisadores entre os pacientes hospitalizados com Covid-19 com quadro leve a moderado, o uso de hidroxicloroquina em monoterapia ou com azitromicina, não melhorou o estado clínico em 15 dias, em comparação com o tratamento padrão. Além disso, o prolongamento do intervalo QT e a elevação dos níveis de enzimas hepáticas foram mais frequentes em pacientes que receberam hidroxicloroquina, isoladamente ou com azitromicina, do que naqueles que não estavam recebendo nenhum dos agentes.

Bilaloglu S, Aphinyanaphongs Y, Jones S, Iturrate E, Hochman J, Berger JS. Thrombosis in Hospitalized Patients With COVID-19 in a New York City Health System. JAMA. 2020;e2013372.
O estudo foi publicado no dia 20 de julho. Foi avaliada a incidência e os fatores de risco para eventos trombóticos venosos e arteriais em todos os pacientes hospitalizados com COVID-19 em um grande sistema de saúde composto por 4 hospitais na cidade de Nova York. Entre 829 pacientes internados na UTI com COVID 19, 29,4% tiveram um evento trombótico (13,6% venoso e 18,6% arterial). Entre 2505 pacientes não internados em UTI com a doença, 11,5% tiveram um evento trombótico (3,6% venoso e 8,4% arterial). Essa análise encontrou variação por cenário clínico e tipo de evento de trombose. Embora a trombose seja observada em outras infecções agudas, o risco trombótico parece maior no COVID-19, podendo ser causada por uma tempestade de citocinas, lesão hipóxica, disfunção endotelial, hipercoagulabilidade e / ou aumento da atividade plaquetária.

Anna UM, Mohan B, David D, et al. Remote Monitoring of Patients with Covid-19: Design, implementation, and outcomes of the first 3,000 patients in COVID Watch. NEJM, July 21, 2020
O estudo foi publicado no dia 21 de julho. Um sistema automatizado de mensagens de texto foi desenvolvido pelo Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia (UPHS) para monitorar remotamente pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 e rapidamente encaminhar para atendimento presencial quando necessário. Denominado de “COVID Watch” o programa combinou check-ins automáticos de mensagens de texto enviadas duas vezes por dia, além de contato com uma equipe clínica de telemedicina que ficou à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, conforme as necessidades dos pacientes. Em relação aos primeiros 3000 pacientes convidados, aproximadamente 83% foram gerenciados pelo programa automatizado sem a necessidade de encaminhamento para atendimento presencial. Além disso, a experiência demonstrou eficiência e satisfação do paciente com a ferramenta, sinalizando que a sua ampla aceitação e suporte sejam um exemplo para futuros programas automatizados que facilitam o atendimento e a comunicação do paciente e aumentam a eficiência. Os pesquisadores estão desenvolvendo programas semelhantes de monitoramento para outras condições clínicas como DPOC, hipertensão e cirrose.

OMS

Preventing and managing COVID-19 across long-term care services: Policy brief, 24 July 2020
Documento que fornece 11 objetivos e ações chave para prevenir e gerenciar a COVID-19 em instituições de longa permanência.

CDC

Clinical Questions about COVID-19: Questions and Answers
Revisão da página de perguntas e respostas clínicas sobre a COVID-19.

Ministério da Saúde

Guia prático de gestão em saúde no trabalho para COVID 19
O objetivo do guia é: a) orientar Médicos do Trabalho e gestores na adoção de medidas protetivas de prevenção individual e coletiva à transmissão pelo SARS CoV-2 nos ambientes de trabalho, preservando assim a saúde dos trabalhadores; b) orientar a conduta de investigação diagnóstica; c) orientar quanto às condutas frente à trabalhadores positivos para COVID-19 ou contactantes de pessoas com COVID-19 entre outras situações e d) orientar quando à investigação de nexo causal entre trabalho e COVID-19.

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 23
Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 29 (12 a 18/07).

Anvisa

RDC Nº 405, DE 22 DE JULHO DE 2020
Esta resolução institui regras para a venda em farmácias de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina, que só poderá ocorrer mediante apresentação de receita médica em duas vias, devendo a primeira via ser retida no estabelecimento. O objetivo da norma é coibir a compra indiscriminada destes medicamentos que têm sido amplamente divulgados como potencialmente benéficos no combate à infecção humana pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), embora ainda não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da Covid-19.

Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Comunicado COE (23 de julho) – Posição sobre o tratamento da Covid-19
Considerando as evidências disponíveis até esta data em relação ao tratamento terapêutico da COVID-19, a SES informa que não adotará nenhum protocolo para o tratamento de COVID-19 até que evidências científicas sejam comprovadas, cabendo a decisão de uso de medicamentos aos profissionais médicos e seus pacientes.

NOTA INFORMATIVA 12 COE/SES-RS
Este documento dispõe sobre Vigilância de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à infecção humana pelo COVID-19, sistemas de notificação, rede laboratorial e estratégias de testagem. Em relação ao último documento foram incluídos informações sobre a ampliação da rede de testagem e sugestões de condutas frente aos resultados diagnósticos com diminuição do tempo recomendado para o isolamento.

PROJETO TESTAR RS
Projeto com duas etapas de ampliação da testagem com RT-PCR para SARS-CoV 2 nos municípios do território gaúcho.

Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina

NOTA TÉCNICA Nº. 34/2020 – DIVS/SUV/SES/SC (Atualizada em 24/07/2020)
Orienta sobre a implementação de medidas de proteção contra a infecção dos trabalhadores pelo SARSCOV-2 (coronavírus) nas indústrias, fábricas e empresas de grande porte instaladas em Santa Catarina.

NOTA TÉCNICA 13/2020 – COES
Diretrizes do governo do estado de Santa Catarina para o tratamento de casos leves da COVID-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não adota como política pública protocolos de medicamentos específicos de tratamento para uso precoce na COVID-19 que não estejam autorizados pelos órgãos reguladores (uso off-label). Contudo a secretaria entende que a prescrição de todo e qualquer medicamento é prerrogativa médica. E que o tratamento do paciente portador da COVID-19 deve ser baseado na autonomia do médico e na valorização da relação médico-paciente.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº16
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 18/07.

Secretária de Saúde do Estado do Maranhão

PORTARIA/CASA CIVIL Nº 047, DE 23 DE JULHO DE 2020
Aprova protocolo específico de medida sanitária segmentada para o retorno das aulas presenciais nas escolas e instituições de ensino superior da rede privada, localizadas no Estado do Maranhão, na forma em que especifica.

Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Decreto nº 47.176, de 21 de julho de 2020
Dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus (COVID-19), em decorrência da situação de emergência em saúde e dá outras providências.

NOTA TÉCNICA SVS/SES-RJ Nº 31/2020 – NONA ATUALIZAÇÃO DA Nº 01/2020 (DOENÇA PELO CORONAVÍRUS)
Pontos de destaque nesta versão: atualização do cenário epidemiológico; definições operacionais da COVID-19 e orientações técnicas para ampliação da testagem para COVID-19.

Semana: 13/07/2020 a 19/07/2020

Artigos importantes publicados na última semana

Klompas M, Baker MA, Rhee C. Airborne Transmission of SARS-CoV-2: Theoretical Considerations and Available Evidence . JAMA. 2020;10.1001/jama.2020.12458.
A análise foi publicada no dia 13º de julho. Conforme análise realizada pelos pesquisadores não há dados experimentais perfeitos que provem ou rejeitem a transmissão de SARS-CoV-2 baseada em aerossol. O balanço de evidências, no entanto, parece inconsistente com a transmissão desta forma, particularmente em espaços bem ventilados, significando na prática que manter o distanciamento correto além do uso de EPIs, da higiene frequente das mãos, limpeza do ambiente e otimização da ventilação interna parece ser adequado para minimizar a disseminação. Ainda segundo os autores, é impossível concluir que a transmissão à base de aerossol nunca ocorra, no entanto, o balanço das evidências atualmente disponíveis sugere que a transmissão baseada em aerossol de longo alcance não é o modo dominante da transmissão.

Le Bert N, Tan AT, Kunasegaran K, et al. SARS-CoV-2-specific T cell immunity in cases of COVID-19 and SARS, and uninfected controls . Nature. 2020;10.1038/s41586-020-2550-z.
A análise foi publicada no dia 15º de julho. Pesquisadores, de vários institutos de Singapura, analisaram amostras de 23 pessoas que se recuperaram da Sars resultante da epidemia de 2002 a 2003. Eles descobriram que um tipo de células de defesa, as células T, ainda é capaz de reagir à presença do vírus, mesmo 17 anos depois. Conforme conclusão dos autores a infecção por betacoronavírus induz imunidade de células T multiespecífica e duradoura à proteína estrutural NP. Compreender como as células T específicas para NP e ORF-1 presentes na população geral afetam a suscetibilidade e a patogênese da infecção por SARS-CoV-2 é de suma importância para o manejo da atual pandemia de COVID-19.

Wang X, Ferro EG, Zhou G, Hashimoto D, Bhatt DL. Association Between Universal Masking in a Health Care System and SARS-CoV-2 Positivity Among Health Care Workers. JAMA. 2020;10.1001/jama.2020.12897.
A análise foi publicada no dia 14º de julho. Foram incluídos no estudo 9850 profissionais de saúde que prestaram assistência direta e indireta aos pacientes que foram testados para SARS-CoV-2 pelo método do PCR entre 1 de março e 30 de abril de 2020. Conforme concluíram os pesquisadores, o mascaramento universal foi associado a uma taxa significativamente mais baixa de positividade para SARS-CoV-2 entre os profissionais de saúde.

CDC

Duration of Isolation and Precautions for Adults with COVID-19
Atualização das recomendações do CDC quanto ao tempo de duração das medidas de precaução para adultos com a COVID-19.

Criteria for Return to Work for Healthcare Personnel with SARS-CoV-2 Infection (Interim Guidance)
Atualização das recomendações para o retorno ao trabalho dos profissionais com a COVID-19. As novas recomendações atualizadas se referem a realização de testagem para liberação do retorno ao trabalho, tempo de medidas de precaução e orientações para profissionais imunossuprimidos.

Discontinuation of Isolation for Persons with COVID -19 Not in Healthcare Settings
Atualização das recomendações do CDC quanto ao tempo de duração das medidas de precaução fora das instituições de saúde.

Overview of Testing for SARS-CoV-2
Atualização das recomendações de testagem para liberação das medidas de precaução e orientação para pacientes imunossuprimidos.

People of Any Age with Underlying Medical Conditions
Atualização de lista de fatores de risco para doença severa pela COVID-19 em pessoas de qualquer idade.

Interim Infection Prevention and Control Recommendations for Healthcare Personnel During the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Pandemic
Atualização e revisão da página incluindo informações sobre o uso das informações sobre o uso de óculos de proteção.

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 22
Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 28 (05 a 11/07).

Secretária de saúde do estado do Rio Grande do Sul

Painel de internações por COVID-19 permite monitoramento de leitos SUS e privados separadamente
O painel de monitoramento das internações hospitalares por Covid-19 (covid.saude.rs.gov.br) passa nesta sexta-feira (17) a também disponibilizar separadamente as informações das ocupações no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada. Essa nova apresentação dos dados permite esse acompanhamento em todos os níveis que a plataforma oferece: estadual, macrorregional, regional, municipal e em cada um dos 299 hospitais listados.

NOTA INFORMATIVA 13 COE/ SES-RS
Uso do Sistema de Informação de Saúde do Trabalhador – SIST/RS para notificação de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) suspeitos ou confirmados para COVID-19 em ambientes de trabalho.

NOTA INFORMATIVA 14 COE/ SES-RS
Recomendações para prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus (COVID-19) e outras síndromes gripais a serem adotadas em canteiros de obras e alojamentos para hospedagem temporária de trabalhadores sob responsabilidade do empregador.

Secretária de saúde do estado de Santa Catarina

Decreto nº 719 de 13/07/2020
Altera os arts. 8º e 11 do Decreto nº 562, de 2020, que declara estado de calamidade pública em todo o território catarinense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 – doenças infecciosas virais, para fins de enfrentamento à COVID-19, e estabelece outras providências.

Secretária de saúde do estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº15
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 11/07.

Secretária de saúde do estado do Rio de Janeiro

NOTA TÉCNICA ATSM/SAPS/SGAIS/SES-RJ 03/2020
Atenção à saúde sexual e reprodutiva no contexto de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Secretária de saúde do estado do Maranhão

DECRETO Nº 35.958, DE 13 DE JULHO DE 2020
Altera o Decreto nº 35.831, de 20 de maio de 2020, que reitera o estado de calamidade pública em todo o Estado do Maranhão para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, estabelece as medidas sanitárias gerais e segmentadas destinadas à contenção do Coronavírus (SARS-CoV-2), e dá outras providências.

LEI Nº 11.294, DE 13 DE JULHO DE 2020.
Dispõe sobre a visita virtual, através de vídeo chamada, de familiares a pacientes internados em isolamento, decorrente da contaminação do Coronavírus, na forma que especifica.

LEI Nº 11.293, DE 13 DE JULHO DE 2020.
Estabelece procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas com doenças infectocontagiosas, durante endemias, epidemias ou pandemias, em hospitais públicos, privados ou de campanha sediados no Estado do Maranhão.

Semana: 06/07/2020 a 12/07/2020

Artigos importantes publicados na última semana

Eckerle I, Meyer B. SARS-CoV-2 seroprevalence in COVID-19 hotspots [published online ahead of print, 2020 Jul 3]. Lancet. 2020;S0140-6736(20)31482-3.
A análise foi publicada no dia 6º de julho. Este artigo concluiu com base em estudos de soroprevalência que qualquer abordagem proposta para alcançar a imunidade do rebanho através de infecções naturais é inatingível. Com uma grande maioria da população sendo não acometida para infecção, a circulação do vírus pode retornar rapidamente às dimensões iniciais da pandemia em uma segunda onda, uma vez que as medidas sejam levantadas. Além disso, a variabilidade geográfica e a dinâmica do aumento semanal das taxas de soroprevalência durante a fase inicial da pandemia, destacam que os estudos que abordam a temática são apenas instantâneos no tempo e no espaço e refletem as circunstâncias do período em que foram realizados.

Carfì A, Bernabei R, Landi F; Gemelli Against COVID-19 Post-Acute Care Study Group. Persistent Symptoms in Patients After Acute COVID-19 [published online ahead of print, 2020 Jul 9]. JAMA. 2020;10.1001/jama.2020.12603.
A análise foi publicada no dia 9º de julho. Este estudo constatou que em pacientes que se recuperaram do COVID-19, 87,4% relataram persistência de pelo menos 1 sintoma, principalmente fadiga e dispnéia. As limitações do estudo incluem a falta de informações sobre o histórico de sintomas antes da doença aguda de COVID-19 e a falta de detalhes sobre a gravidade dos sintomas. Além disso, este é um estudo de centro único com um número relativamente pequeno de pacientes e sem um grupo controle de pacientes que recebem alta por outros motivos. Pacientes com pneumonia adquirida na comunidade também podem ter sintomas persistentes, sugerindo que esses achados podem não ser exclusivos do COVID-19. Com base nos resultados os pesquisadores concluíram é necessário um monitoramento contínuo após a alta para efeitos duradouros.

CDC

Interim Infection Prevention and Control Recommendations for Healthcare Personnel During the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Pandemic
Atualização das informações indicando o uso universal de proteção ocular para profissionais da saúde, além da máscara de proteção como modo de garantir proteção dos olhos, nariz e boca durante o cuidado do paciente.
Atualização sobre testagem de pacientes assintomáticos.

COVID-19 Pandemic Planning Scenarios
Atualização dos dados epidemiológicos nos cenários de planejamento da pandemia.

Data on COVID-19 during Pregnancy
Atualização dos dados da COVID-19 em gestantes.

COVID-19 Overview and Infection Prevention and Control Priorities in Non-US Healthcare Settings
Atualização e revisão das recomendações para prevenção e controle de infecção em instituições de saúde fora do território dos EUA.

What COVID-19 Seroprevalence Surveys Can Tell Us
Orientação sobre os testes sorológicos e o que seus resultados informam.

OMS

Maintaining a safe and adequate blood supply during the pandemic outbreak of coronavirus disease (COVID-19)
Documento que fornece informações sobre o gerenciamento do suprimento de sangue em resposta a pandemia de COVID-19.

Transmission of SARS-CoV-2: implications for infection prevention precautions – Scientific Brief
Atualização do documento publicado em março e inclui novas evidências científicas acerca da transmissão do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 21
Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 27 (28 a 04/07).

Anvisa

NOTA TÉCNICA Nº 184/2020/SEI/GRECS/GGTES/DIRE1/ANVISA
Trata-se de manifestação da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde GGTES/DIRE1/ANVISA sobre a utilização de pool de amostras por laboratórios clínicos para o diagnóstico da COVID-19.

Perguntas e respostas – Entenda a RDC 379/2020
A Anvisa publicou, nesta terça-feira (7/7), a terceira edição do documento de Perguntas e Respostas sobre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 356/2020, alterada pela RDC 379/2020, que flexibilizou temporariamente as regras para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos prioritários para uso em serviços de saúde.

Nota de esclarecimento sobre a Ivermectina
A Anvisa reforça que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso.

Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

NOTA TÉCNICA Nº 01/2020 – MED/NVP/DVS/CEVS/SES
Esclarecer a utilização de testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) para a COVID-19 na modalidade de “drive-thru”, em área externa à farmácia e a comercialização de “voucher” para realização de testes para COVID-19, no âmbito das farmácias situadas no Estado do Rio Grande do Sul, em caráter temporário e excepcional.

Secretaria de Saúde apresenta o Projeto Testar RS
Projeto Testar RS: A primeira está prevista para começar ainda no mês de julho com a ampliação da testagem da Covid-19 por meio do exame RT-PCR, que detecta a presença do vírus no organismo. A meta é chegar a mais 3 mil exames diários na segunda etapa, entre agosto e setembro.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº14
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 07/07.

Semana: 29/06/2020 a 05/07/2020

Artigos importantes publicados na última semana

Lisboa Bastos M, Tavaziva G, Abidi SK, et al. Diagnostic accuracy of serological tests for covid-19: systematic review and meta-analysis. BMJ. 2020;370:m2516. Published 2020 Jul 1. doi:10.1136/bmj.m2516
A análise foi publicada no dia 1º de julho. Foram analisados dados de mais de 40 estudos de diversos países para avaliar a evidência disponível para determinar a precisão diagnóstica dos testes sorológicos para o cornavírus (covid-19). Os pesquisadores observaram que a especificidade dos diferentes testes sorológicos varia entre 96,6% a 99,7%. Em relação à sensibilidade, os testes de quimioluminescência tiveram sensibilidade de 97,8% (intervalo de 46,2% a 100%), os de Elisa 84,3% (intervalo de 75,6% a 90,9%) e o imunocromatográfico de apenas 66% (intervalo de 49,3% a 79,3%). Todas as análises foram feitas em pacientes que apresentaram diagnóstico positivo para covid-19 no exame RT-PCR. A sensibilidade foi maior pelo menos três semanas após o início dos sintomas (variando de 69,9% a 98,9%) em comparação com a primeira semana (de 13,4% a 50,3%). Com base nos resultados os pesquisadores concluíram que estudos clínicos de alta qualidade que avaliam a precisão diagnóstica dos testes sorológicos para a covid-19 são urgentemente necessários. Atualmente, as evidências disponíveis não suportam o uso contínuo de testes sorológicos no local de atendimento existentes.

Sikkema RS, Pas SD, Nieuwenhuijse DF, et al. COVID-19 in health-care workers in three hospitals in the south of the Netherlands: a cross-sectional study [published online ahead of print, 2020 Jul 2]. Lancet Infect Dis. 2020;S1473-3099(20)30527-2.
A análise foi publicada no dia 2º de julho. Objetivo do estudo foi obter informações sobre possíveis fontes de infecção em profissionais de saúde, através de um estudo transversal realizado em três dos nove hospitais localizados no sul da Holanda. Entre 2 e 12 de março de 2020, 1796 (15%) dos 12 022 profissionais de saúde foram examinados, dos quais 96 (5%) apresentaram resultado positivo para SARS-CoV-2. Foi realizada sequências genômicas completas e quase completas de 50 profissionais de saúde e dez pacientes. A maioria das sequências foi agrupada em três grupos, com dois grupos mostrando circulação local na região. Os padrões observados foram consistentes com múltiplas introduções nos hospitais através de infecções adquiridas na comunidade e amplificação local na comunidade. Com base nos resultados os pesquisadores concluíram que embora a transmissão direta nos hospitais não possa ser descartada, os dados encontrados não suportam a transmissão hospitalar generalizada como fonte de infecção em pacientes ou profissionais de saúde.

Feldstein LR, Rose EB, Horwitz SM, et al. Multisystem Inflammatory Syndrome in U.S. Children and Adolescents [published online ahead of print, 2020 Jun 29]. N Engl J Med. 2020;10.1056/NEJMoa2021680.
O objetivo do trabalho foi compreender a epidemiologia e o curso clínico da síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C) e sua associação temporal com a doença de coronavírus 2019 (Covid-19), considerando as implicações clínicas e de saúde pública da síndrome. No estudo foi realizada uma vigilância direcionada para o MIS-C de 15 de março a 20 de maio de 2020, em centros de saúde pediátrica nos Estados Unidos. A definição do caso incluiu seis critérios: doença grave que levou à hospitalização, idade inferior a 21 anos, febre que durou pelo menos 24 horas, evidência laboratorial de inflamação, envolvimento de múltiplos sistemas e evidência de infecção por coronavírus síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) com base na reação em cadeia da polimerase com transcriptase reversa (RT-PCR), teste de anticorpos ou exposição a pessoas com Covid-19 no mês passado. Com base nos resultados foi possível concluir que a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças associada à SARS-CoV-2 levou a doenças graves e com risco de vida em crianças e adolescentes previamente saudáveis.

De Nardo P, Gentilotti E, Mazzaferri F, et al. Multi-Criteria Decision Analysis to prioritize hospital admission of patients affected by COVID-19 in low-resource settings with hospital-bed shortage [published online ahead of print, 2020 Jun 30]. Int J Infect Dis. 2020;S1201-9712(20)30516-6.
O objetivo do trabalho foi utilizar a Análise de Decisão Multicritério (MCDA) para determinar pesos para onze critérios, a fim de priorizar pacientes não críticos do COVID-19 para admissão no hospital em ambientes de saúde com recursos limitados. Os critérios mais importantes (pesos médios, somando 100%), incluídos no trabalho foram: PaO 2 (16,3%); periférico S 2 saturação (15,9%); radiografia de tórax (14,1%); Pontuação modificada de alerta precoce (11,4%); frequência respiratória (9,5%); comorbidades (6,5%); conviver com pessoas vulneráveis ​​(6,4%); índice de massa corporal (5,6%); duração dos sintomas antes da avaliação hospitalar (5,4%); PCR (5,1%); e idade (3,8%).

ECDC

Infection prevention and control and preparedness for COVID-19 in healthcare settings
Quarta atualização das diretrizes do ECDC para prevenção e controle da COVID-19 em instituições de saúde.

Use of gloves in healthcare and non healthcare settings in the context of the COVID 19 pandemic
Documento com objetivo de fornecer evidências científicas e diretrizes para as instituições de saúde no uso de luvas como uma medida preventiva durante a pandemia da COVID-19.

Resurgence of reported cases of COVID 19 in the EU/EEA, the UK and EU candidate and potential candidate countries
Relato de nova ocorrência do aumento do número de casos da COVID-19 e surtos localizados em alguns países europeus.

CDC

Overview of Testing for SARS-CoV-2
Atualização da página sobre as recomendações para a realização de cada tipo de teste e quais as situações a testagem deve ser realizada.

About COVID-19 Epidemiology
Atualização das informações epidemiológicas e linhas de trabalho dos epidemiologistas na pandemia da COVID-19.

OMS

Infection prevention and control during health care when coronavirus disease (‎COVID-19)‎ is suspected or confirmed
Publicação da terceira edição das diretrizes da OMS para prevenção e controle de infecção durante os cuidados de saúde quando a COVID-19 é suspeita ou confirmada.

Smoking and COVID-19: Scientific Brief
Perguntas e respostas sobre a COVID-19 e o tabagismo com atualizações da publicação anterior.

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 20

Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 26 (21 a 27/06).

Anvisa

Anvisa autoriza novo teste para vacina

A Anvisa publicou, na sexta-feira (3/7), a autorização para os ensaios clínicos de fase III da vacina desenvolvida pela empresa Sinovac Research & Development Co., Ltd (Sinovac Biotech Co., Ltd), sediada na China. O pedido de autorização foi realizado pelo Instituto Butantan (SP) e os testes devem ser desenvolvidos em diferentes locais do Brasil.

Ações da Anvisa para coibir sobrepreço de medicamentos durante a pandemia

Criação de um canal de comunicação específico para denúncias de sobrepreço dos medicamentos hospitalares relacionados à Covid-19.

Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina

Nota Técnica conjunta nº 014/2020 – DAPS/DIVS/DIVE/SES/COSEMS/SC: Recomendações ao atendimento odontológico no SUS em Santa Catarina
Documento tem o objetivo de orientar os profissionais sobre o manejo de pacientes durante procedimentos odontológicos, considerando o cenário atual de pandemia (COVID – 19).

Nota Técnica nº 010/2020 – SAMU/DAPM/SUE/SES
Recomendações sobre ventilação mecânica e utilização de equipamentos ventiladores pulmonares.

Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

NOTA TÉCNICA SAPS/SGAIS/SES-RJ No 01/2020
Orientações quanto à atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) no contexto de pandemia de Covid-19.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº13
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 30/06.

Nota Técnica nº: 10/2020 – GAB- 03076
Recomendações para o funcionamento de serviços ambulatoriais de saúde durante a pandemia.

Secretária de Saúde do Estado do Maranhão

DECRETO Nº 35.921, DE 1º DE JULHO DE 2020
Altera o Decreto nº 35.897, de 30 de junho de 2020, que prorroga, até 02 de agosto de 2020, o período de suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino que especifica, dispõe sobre a retomada das atividades educacionais no Estado do Maranhão, em virtude da pandemia de COVID-19, e dá outras providências.

PORTARIA/SES/MA Nº 413, DE 30 DE JUNHO DE 2020
Cria a Comissão de Infectologia para o combate e prevenção ao COVID-19 no âmbito da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.

Semana: 22/06/2020 a 28/06/2020

ECDC

Heating, ventilation and air conditioning systems in the context of COVID-19

Documento que fornece orientações sobre a ventilação de espaços internos não destinados à assistência à saúde no contexto da COVID-19.

CDC

Strategies for Optimizing the Supply of N95 Respirators

Atualização da página que contém informações para a otimização do fornecimento de máscara N95 (PFF2).

Strategies for Optimizing the Supply of Facemasks

Atualização da página que contém informações para a otimização do fornecimento de máscara facial (descartável).

Strategies for Optimizing the Supply of Eye Protection

Atualização da página que contém informações para a otimização do fornecimento de óculos de proteção.

Considerations for Wearing Cloth Face Coverings

Recomendações e orientações do CDC quanto ao uso da máscara não profissional (de tecido) como controle de fonte na prevenção da transmissão da COVID-19.

Management of Visitors to Healthcare Facilities in the Context of COVID-19: Non-US Healthcare Settings

Documento com orientações para as instituições de saúde sobre o gerenciamento de visitantes para reduzir o risco de transmissão do SARS-CoV-2.

CDC updates, expands list of people at risk of severe COVID-19 illness

Atualização do CDC quanto aos grupos com maior risco para desfechos desfavoráveis pela COVID-19.

Clinical Questions about COVID-19: Questions and Answers

Atualização do CDC para os principais questionamentos clínicos no manejo de pacientes com a COVID-19.

People of Any Age with Underlying Medical Conditions

Atualização do CDC quanto aos grupos com maior risco para desfechos desfavoráveis pela COVID-19.

Forecasts of Total Deaths

Atualização das estimativas de mortes pela COVID-19 nos Estados Unidos.

Hospitalization Forecasts

Atualização das estimativas de hospitalização pela COVID-19 nos Estados Unidos.

Frequently Asked Questions

Atualização das informações contidas na página de perguntas frequentes sobre a COVID-19.

COVID-19 and Animals

Atualização das informações conhecidas acerca da transmissão da COVID-19 por animais.

Topics for Case Investigators

Atualização da página de informações e exemplo de plano de treinamento para investigação de caso da COVID-19.

OMS

Biomedical equipment for COVID-19 case management – inventory tool: Interim guidance

Documento com orientações para aplicação da ferramenta de inventário para preparação e realocação de equipamentos médicos nas instituições de saúde.

Rapid hospital readiness checklist: Interim Guidance

Documento da OMS com uma lista de verificação rápida para avaliar a prontidão hospitalar para a COVID-19 avaliando a governança, estruturas, planos e protocolos hospitalares. O objetivo é ajudar os países a determinar rapidamente as atuais capacidades e lacunas dos hospitais para responder à pandemia da COVID-19 e identificar as principais áreas que requerem investimento e ação e desenvolver planos de melhoria da prontidão hospitalar. Documento com enfoque governamental.

Breastfeeding and COVID-19

Publicação do resumo científico que avaliou as evidências até o momento sobre os riscos de transmissão de COVID-19 de uma mãe infectada para seu bebê através da amamentação, bem como evidências dos riscos à saúde infantil por não amamentar.

Critical preparedness, readiness and response actions for COVID-19

Documento com objetivo de estabelecer as ações estratégicas globais para controlar a COVID-19 retardando a transmissão do vírus e impedindo doença e morte associadas.

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 19

Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 25 (14 a 20/06).

Anvisa

NOTA TÉCNICA Nº 47/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA

Recomendações sobre produtos saneantes que possam substituir o álcool 70% e desinfecção de objetos e superfícies, durante a pandemia de COVID-19.

National Institutes of Health (NIH)

Care of Critically Ill Patients with COVID-19

Atualização da página com as orientações para cuidado de pacientes críticos.

Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Nota Técnica Vigilância Sanitária – Serviços Funerários

Medidas de Biossegurança em Estabelecimentos de Saúde, Funerários e Congêneres e Cuidados Após a Morte.

Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina

Nota Técnica nº 003/2020 SES/SUV/SC – COE

Orientar os profissionais das áreas administrativas e não hospitalares da secretaria de estado da saúde de Santa Catarina (SES/SC) quanto ao monitoramento de sinais e sintomas da COVID 19, bem como as definições para afastamento dos trabalhadores e a retomada ao trabalho quando ocorrer caso suspeito e confirmado da doença.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº 12

Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 23/06.

Secretária de Saúde do Estado do Maranhão

Nota Técnica nº 02/2020/SAPS/SAPAPVS/SES-MA

Altera o Decreto nº 35.831, de 20 de maio de 2020, que reitera o estado de calamidade pública em todo o Estado do Maranhão para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, estabelece as medidas sanitárias gerais e segmentadas destinadas à contenção do Coronavírus (SARS-CoV-2), e dá outras providências.

Semana: 15/06/2020 a 21/06/2020

ECDC

Monitoring and evaluation framework for COVID-19 response activities in the EU/EEA and the UK

Quadro para o monitoramento e avaliação para apoiar a União Européia (UE) e os países europeus da Área Econômica e Reino Unido (Reino Unido) nos seus esforços para monitorar a implementação e efeitos das atividades de resposta a COVID-19.

CDC

Food and Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)

Atualização das informações sobre os cuidados com alimentos, no que tange a desinfecção de embalagens, armazenamento e produção dos alimentos, durante a pandemia.

Forecasts of Total Deaths

Atualização das estimativas de mortes pela COVID-19 nos Estados Unidos.

Hospitalization Forecasts
Atualização das estimativas de hospitalização pela COVID-19 nos Estados Unidos.

Contact Tracing
Atualização da página com inclusão de uma ferramenta baseada em uma planilha que permite que o serviço de saúde pública e formuladores de políticas de saúde comparem entre três estratégias de rastreamento/monitoramento de contatos.

OMS

Criteria for releasing COVID-19 patients from isolation Scientific Brief – 17 de junho

Resumo científico da OMS com a atualização das recomendações para liberação dos pacientes com COVID-19 do isolamento.

Ministério da Saúde

Orientações para manejo de pacientes com COVID-19

Este documento define a conduta clínica conforme a gravidade do caso (leve, moderada e grave). Documento também orienta a conduta em grupos populacionais específicos, como crianças, gestantes e indígenas.

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 18

Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 24 (07 a 13/06).

Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina

Nota técnica 009/2020 SAMU/DAPM/SUE/SES

Recomendações e medidas para os profissionais do SAMU que tiveram contato com pessoas que apresentaram teste para COVID-19 com resultado positivo.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº11

Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 16/06.

Semana: 08/06/2020 a 14/06/2020

ECDC

Mobile applications in support of contact tracing for COVID-19 

Documento com objetivo de facilitar o diálogo entre as autoridades de saúde e desenvolvedores de aplicativos para garantir que as principais considerações epidemiológicas e operacionais são levadas em consideração na construção destas ferramentas de rastreamento de casos e contatos da COVID-19.

COVID-19 infection prevention and control for primary care, including general practices, dental clinics and pharmacy settings

Documento que fornece informações sobre prevenção e controle de infecção para profissionais de saúde que atuam na atenção primária, incluindo práticas gerais, clínicas odontológicas e farmácias.

Options for the decontamination and reuse of respirators in the context of the COVID-19 pandemic

Guideline europeu sobre os métodos para reprocessamento de máscaras PFF2 no contexto de falta do insumo no mercado.

CDC

CDC releases consolidated COVID-19 testing recommendations

Recomendações para a realização de testes para a COVID-19, incluindo orientações para a testagem em residentes de instituições de longa permanência e profissionais de saúde, assim como orientações para a estratégia de testagem para locais de trabalho com infraestrutura crítica com alta densidade após a identificação de um caso de COVID-19.

Testing Guidelines for Nursing Homes

Orientações para a testagem de residentes e profissionais de saúde em instituições de longa permanência.

COVID-19 Forecasts: New Hospitalizations

Atualização das previsões de novas hospitalizações nos Estados Unidos.

OMS

Use of chest imaging in COVID-19 – A rapid advice guide

Guia de orientações rápido que avaliou as evidências e faz recomendações para o uso de imagens de tórax nos cuidados agudos de pacientes adultos com suspeita ou confirmação de COVID-19.

COVID-19 Parenting

Publicação de uma série de documentos sobre a COVID-19 e parentalidade.

Anvisa

NOTA TÉCNICA Nº 63/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA

No documento a agência reafirma a não recomendação da utilização de estruturas para desinfecção de pessoas.

Secretária de Saúde do Estado do Maranhão

Nota Técnica nº 02/2020/SAPS/SAPAPVS/SES-MA

Esta Nota Técnica tem o objetivo de orientar de forma sucinta os municípios maranhenses no tocante ao fluxo de atendimento das síndromes gripais na APS.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº10

Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 09/06.

Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Nota Técnica 02/2020 – NVES/DVS/CEVS/SES
Atualização da nota técnica nº2 sobre o preenchimento da Notificação da ocorrência de casos de contaminação por COVID-19, envolvendo pacientes e profissionais nos serviços de saúde. Nessa atualização a secretaria define que são necessários 3 casos ou mais, para que a instituição se enquadre no regramento de notificação da referida nota técnica.

Semana: 01/06/2020 a 07/06/2020

European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC)

Conducting in-action and after-action reviews of the public health response to COVID-19
Documento publicado com o objetivo de apoiar a implementação de análises pós-ação e análises em ação focado na resposta de saúde pública ao COVID-19. É um documento focado para as autoridades de saúde pública dos estados membros da União Européia, Reino Unido, países candidatos e potenciais candidatos a União Européia e países da Política Européia de Vizinhança.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Public Health Guidance for Community-Related Exposure
Incluídas orientações de precaução pessoas expostas a um caso confirmado de COVID-19 que não apresentou nenhum sintoma.

Interim Laboratory Biosafety Guidelines for Handling and Processing Specimens Associated with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)
Revisões realizadas incluiram o guia de patologia anatômica para a COVID-19 e diretrizes atualizadas de testes no ponto de atendimento.

Interpretation of Cumulative Death Forecasts
Previsão de mortes pela COVID-19 nos Estados Unidos nas próximas quatro semanas.

Identify the Primary Components of COVID-19 Contact Tracing
Atualização das informações dos componentes primários para o rastreamento de contatos da COVID-19.

K-12 Schools and Child Care Programs
Atualização com informações adicionais sobre a administração de medidores de pico de fluxo em ambientes escolares.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Advice on the use of masks in the context of COVID-19 Interim guidance
Guideline atualizado pela Organização Mundial da Saúde e publicado em 05 junho com as orientações para o uso de máscaras nas instituições de saúde, pelo público em geral e durante o cuidado domiciliar.

Medical certification, ICD mortality coding, and reporting mortality associated with COVID-19
Documento que orienta sobre a identificação das mortes pela COVID-19; codificação das mortes pela COVID-19; e como medir e relatar a mortalidade bruta no contexto da pandemia de COVID-19 (excesso de mortalidade).

Weekly operational update on COVID 19 30 May 5 June 2020
Relatório semanal da OMS com a atualização dos dados da pandemia.

Interim guidance for the poliomyelitis (polio) surveillance network in the context of coronavirus disease (COVID-19)
Documento com o objetivo de promover as diretrizes na vigilância da poliomielite no contexto da pandemia da COVID-19.

Digital tools for COVID-19 contact tracing
Descreve os modelos de ferramentas digitais utilizadas para o rastreamento de contatos da COVID-19.

Coronavirus disease (COVID-19) Log of major changes and errata in WHO daily aggregate case and death count data
Publicação de errata da OMS sobre os dados publicados em relação a pandemia

Global COVID-19 Clinical Platform: Case Record Form for suspected cases of Multisystem inflammatory syndrome (MIS) in children and adolescents temporally related to COVID-19
Publicação da definição de caso da Síndrome Multissistêmica Inflamatória em crianças e ficha de notificação.

Maintaining essential health services: operational guidance for the COVID-19 context
Documento que trás as informações e check lists para guiar a manutenção dos serviços essenciais pelos países.É um documento destinado a tomadores de decisão e gerentes nos níveis nacional e subnacional.

Key planning recommendations for mass gatherings in the context of COVID-19 Controlling the spread of COVID-19 at ground crossings
Documento com orientações para os países reduzirem a propagação da COVID-19 resultante de viagens, transporte e comércio.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Comunicado GVIMS / GGTES / ANVISA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020
Comunicado reforçando as ações de prevenção de eventos adversos e infecções relacionadas à assistência à saúde durante a pandemia de COVID-19.

Nota Técnica nº 141/2020/SEI/GRECS/GGTES/DIRE1/ANVISA
Orientações complementares de como os hospitais de campanha e estruturas alternativas de assistência à saúde podem se estruturar fisicamente durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Nota Informativa COE COVID-19/SES-RS
Recomendações da secretaria estadual acerca da Nota Informativa nº 9/2020-SE/GAB/SE/MS do Ministério da Saúde, que dispõe sobre orientações para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da COVID-19.

Nota Técnica 02/2020 – NVES/DVS/CEVS/SES
Atualização da nota técnica nº2 sobre o preenchimento da Notificação da ocorrência de casos de contaminação por COVID-19, envolvendo pacientes e profissionais nos serviços de saúde.

Nota Técnica 01/2020 – Seção Saúde da Mulher
Versão revisada com as orientações sobre o atendimento de pré natal diante da pandemia de COVID 19.

Nota Técnica 02/2020 – Seção Saúde da Mulher
Versão revisada com as orientações técnicas para as maternidades diante da pandemia de COVID 19.

Portaria conjunta SES/SEDUC/RS nº1/2020 , de 4 de junho de 2020
Este documento estabelece as normas aplicáveis às instituições e estabelecimentos de ensino situados no território do Estado do Rio Grande do Sul, conforme as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Portaria SES nº 377/2020
Estabelece o fluxo temporário e excepcional para a notificação dos testes rápidos de anticorpo (ensaios imunocromatográficos) para a COVID-19 realizados em farmácias e dá outras providências.

Fluxo de atendimento aos casos suspeitos de COVID-19 em serviços de saúde

Secretária de saúde do estado do Rio de Janeiro

OFÍCIO CIRCULAR SES/SVS SEI nº 68
Orientações aos gestores municipais do estado do Rio de Janeiro sobre o preenchimento do campo ocupação nos casos de covid-19 e a notificação de acidente grave relacionado ao trabalho durante a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).

Secretária de saúde do estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº9
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 02/06.

Semana: 24/05/2020 a 31/05/2020

European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC)

Methodology for estimating point prevalence of SARS-CoV-2 infection by pooled RT-PCR testing
O objetivo deste documento é fornecer uma ferramenta de orientação técnica estudos transversais que objetivam estimar a prevalência de casos infectados com SARS-CoV-2. A metodologia fornece uma maneira de estimar a prevalência a partir dos resultados de um teste combinado de RT-PCR, sem a necessidade de identificar resultados de testes individuais e a base estatística para a estratégia.

Considerations for travel-related measures to reduce spread of COVID-19 in the EU/EEA
Documento que descreve os princípios para o desenvolvimento de orientações mais individualizadas ou procedimentos operacionais relacionados a viagens nos países europeus.

Projected baselines of COVID-19 in the EU/EEA and the UK for assessing the impact of de-escalation of measures
Relatório que apresenta um modelo compartimental dinâmico da COVID-19.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Discontinuation of Isolation for Persons with COVID -19 Not in Healthcare Settings
Inclusão de informações sobre o manejo de pessoas que podem ter um período prolongado de eliminação viral após a recuperação.

Standard Operating Procedure (SOP) for Triage of Suspected COVID-19 Patients in non-US Healthcare Settings: Early Identification and Prevention of Transmission during Triage
Atualizações para esclarecer como os profissionais de saúde podem se proteger durante a triagem e do algoritmo de triagem para febre.

Serology Testing for COVID-19 at CDC
Orientações do CDC para o uso de testes de anticorpos para vigilância buscando entender quanto da população norte americana foi infectada pelo SARS-CoV-2 e como o vírus está se espalhando pela população ao longo do tempo.

Test for Past Infection (Antibody Test)
Orientações do CDC sobre os testes de anticorpos e que estes não devem ser utilizados para diagnosticar COVID-19.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Surveillance protocol for SARS-CoV-2 infection among health workers
Publicação do protocolo para guiar as pesquisas com profissionais de saúde positivo para o SARS-CoV-2.

Ethical considerations to guide the use of digital proximity tracking technologies for COVID-19 contact tracing
Documento que abrange princípios éticos e considerações técnicas no uso de tecnologias para rastreamento de contatos da COVID-19.

Clinical management of COVID-19
Atualização técnica do documento de diretizes para menjo clínico dos pacientes com COVID-19

Population-based age-stratified seroepidemiological investigation protocol for coronavirus 2019 (COVID-19) infection
Documento que fornece as diretrizes para a realização de estudos de investigação sorológica para a infecção pelo SARS-CoV-2

Smoking and COVID-19
Brief report que avalia a literatura revisada sobre a associação entre tabagismo e COVID-19.

Assessment of risk factors for coronavirus disease 2019 (COVID-19) in health workers: protocol for a case-control study
Documento que traz as diretrizes para a realização dos estudos avaliando os fatores de risco nos profissionais de saúde.

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 17
Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 21 (17 a 23/05).

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 06/2020 – revisada em 29/05/20
Revisão da nota técnica nº 6: Este documento dispõe sobre as orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) em procedimentos cirúrgicos. Foram utilizadas questões sobre cirurgias eletivas e condições da sala cirúrgica para o recebimento do paciente com suspeita de COVID 19.

Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 05/2020 – revisada em 27/05/20
Revisão da nota técnica nº 5: Este documento dispõe sobre as orientações para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em instituições de longa permanência para idosos (ILPI).

Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Nota Técnica – SVS/SES-RJ nº 28/2020
Atualização da nota técnica – SVS/SES-RJ Nº 28/2020: Este documento contém informações sobre a utilização dos testes rápidos e orientações sobre a notificação a vigilância sanitária.

Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Nota Informativa 10 COE/SES-RS
Atualização da nota informativa nº 10: Este documento dispõe sobre os sistemas de notificação, rede laboratorial e estratégias de testagem, nos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à infecção humana pelo COVID-19 no estado do Rio grande do Sul. Foram incluídos mais grupos no público alvo de testagem laboratorial.

Instrutivo de encerramento dos casos positivos e monitoramento de casos no e-SUS Notifica
Documento de orientações de encerramento dos casos positivos e monitoramento de casos no e-SUS Notifica.

Portaria SES nº 318/2020
Documento que normatiza a notificação, monitoramento e encerramento dos casos suspeitos e confirmados para Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente COVID-19, no Estado do Rio Grande do Sul.

Secretária de Saúde do Estado do Maranhão

Decreto nº 35.859, de 29 de maio de 2020
Decreto que específica, estabelece as regras para retomada gradual das atividades educacionais, em virtude da pandemia de COVID-19, além de prorrogar a suspensão do período letivo até o dia 14 de junho.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim epidemiológico nº8
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 26/05.

Semana: 17/05/2020 a 24/05/2020

European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC)

Surveillance of COVID-19 at long-term care facilities in the EU/EEA
Documento que traz as diretrizes para implementar sistemas de monitoramento em instituições de longa permanência e descreve os objetivo da vigilância.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Considerations for Inpatient Obstetric Healthcare Settings
Atualização para refletir as novas considerações de avaliação e gerenciamento de recém-nascidos em risco para o COVID-19 e orientações atualizadas sobre cuidados com mulheres que amamentam.

Evaluation and Management Considerations for Neonates At Risk for COVID-19
Fornece informações sobre a rota de transmissão, apresentação clínica e critérios para testagem do recém nascido, assim como as medidas de controle de infecção e contato mãe-bebê.

Interim Clinical Guidance for Management of Patients with Confirmed Coronavirus Disease (COVID-19)
Atualização realizada para se referir ao novo guideline “Evaluation and Management Considerations for Neonates At Risk for COVID-19”

Information for Pediatric Healthcare Providers
Atualização realizada para se referir ao novo guideline “Evaluation and Management Considerations for Neonates At Risk for COVID-19”

Information for Pediatric Healthcare Providers
Atualização realizada para incluir informações e as diretrizes relacionadas a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças.

Interim Infection Prevention and Control Recommendations for Patients with Suspected or Confirmed – Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in Healthcare Settings
Nesta atualização a recomendação anterior de que todos os procedimentos eletivos fossem adiados foi removida. Ainda, a inclusão da informação de que as principais considerações para a execução de cuidados clínicos não relacionados ao COVID-19 durante a pandemia, estão resumidas no documento “Framework for Healthcare Systems Providing Non-COVID-19 Clinical Care During the COVID-19 Pandemic”.

Information for Pediatric Healthcare Providers
Atualização realizada para incluir informações e as diretrizes relacionadas a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças.

Caring for Children
Atualização realizada para se referir ao novo guideline “Severe illness and multisystem inflammatory syndrome in children”.

Interim Clinical Guidance for Management of Patients with Confirmed Coronavirus Disease (COVID-19)
Atualização realizada para se referir as atualizações no manejo pediátrico.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Operational planning guidelines to support country preparedness and reponse
Guia prático a ser usado pelas autoridades nacionais para desenvolver e atualizar seus planos nacionais da COVID-19 em relação aos principais pilares da preparação e resposta da COVID-19 (em formato de check list)

Case Report Form for suspected cases of Multisystem inflammatory syndrome (MIS) in children and adolescents temporally related to COVID-19
Publicação da definição de caso da Síndrome Multissistêmica Inflamatória em crianças e ficha de notificação.

Overview of public health and social measures in the context of COVID-19
O documento coloca uma visão das medidas públicas e sociais para parar a disseminação da COVID-19 e propor estratégias para limitar os possíveis danos destas medidas.

Considerations for public health and social measures in the workplace in the context of COVID-19
Documento que divide as atividades de trabalho não relacionadas à assistência à saúde em baixo, médio e alto risco e define medidas preventivas a serem tomadas em cada situação de risco.

Multisystem inflammatory syndrome in children and adolescents with COVID-19 (scientific brief)
Artigo em que a OMS faz a definição preliminar de caso de síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e a divulgação da plataforma global de inclusão de dados.

Cleaning and disinfection of environmental surfaces in the context of COVID-19 – Interim guidance
Descrição dos princípios de limpeza e desinfecção do ambiente.

Laboratory biosafety guidance related to coronavirus disease (COVID-19) Interim guidance
Documento com objetivo de fornecer orientações provisórias sobre a biossegurança laboratorial relacionada ao vírus COVID-19 a laboratórios e partes interessadas envolvidas no trabalho de laboratório do vírus COVID-19.

Ministério da Saúde

Nota informativa nº 9/2020-SE/GAB/SE/MS
Protocolo para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da COVID-19 com uso de cloroquina e hidroxicloroquina.

Termo de ciência e consentimento para o uso da Hidroxicloroquina/Cloroquina em associação com Azitromicina para COVID 19

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 16
Documento que apresenta uma análise detalhada sobre o avanço do coronavírus no Brasil com os dados até a semana epidemiológica nº 20.

Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Portaria SES nº 318/2020
Este documento normatiza a notificação, monitoramento e encerramento dos casos suspeitos e confirmados para Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente COVID-19, no Estado do Rio Grande do Sul.

Secretária de Saúde do Estado do Maranhão

NOTA TÉCNICA Nº 021/2020/SUVISA/SES/MA
Este documento dispõe sobre as medidas de prevenção no enfrentamento ao coronavírus (COVID-19) durante o transporte de pacientes em ambulâncias no âmbito do Estado do Maranhão.

NOTA TÉCNICA Nº 018/2020/SUVISA/SES/MA
Este documento dispõe sobre as orientações para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) proteção integral aos trabalhadores da saúde no contexto da pandemia de covid-19 (SARS-COV-2).

NOTA TÉCNICA Nº 015/2020/SUVISA/SES/MA
Recomendações para o Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde como medida de prevenção e controle de infecções diante da situação de pandemia dos casos suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus – Covid-19 (SARS-Cov-2) no Estado do Maranhão.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim Epidemiológico nº7
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 19/05.

Semana: 10/05/2020 a 17/05/2020

European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC)

Paediatric inflammatory multisystem syndrome and SARS -CoVCoV-2 infection in children
Documento com as primeiras informações sobre a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças.

Infection prevention and control and preparedness for COVID-19 in healthcare settings
Terceira atualização do documento.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Management of Healthcare Workers Exposed to or with Suspected or Confirmed COVID-19: non-U.S. Healthcare Settings
Orientações no manejo dos profissionais expostos ou com suspeita ou confirmação da COVID-19 em instituições fora dos Estados Unidos.

If You Are Pregnant, Breastfeeding, or Caring for Young Children
Orientações para gestantes e puérperas em relação a amamentação e cuidados com recém-nascido.

Information for Pediatric Healthcare Providers
Atualização das informações epidemiológicas e clínicas incluindo dados pediátricos dos Estados Unidos, China, Itália e Espanha.

Framework for Healthcare Systems Providing Non-COVID-19 Clinical Care During the COVID-19 Pandemic
Tabela de orientações para os sistemas de saúde promovendo cuidado clínico a paciente não COVID-19 durante a pandemia.

Funeral Guidance for Individuals and Families
Orientações para a família preparar o funeral.

Healthcare Infection Prevention and Control FAQs for COVID-19
Esclarecimento de dúvidas dos profissionais em relação as medidas de prevenção e manejo de pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19.

COVID-19 Contact Tracing Training: Guidance, Resources and Sample Training Plan
Orientações para realizar o treinamento de pessoas para o rastreamento de contatos.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Ministério da Saúde

Boletim Epidemiológico Especial COE-COVID19 nº 15
Boletim nº 15 com os dados sobre o avanço do coronavirus no Brasil até a semana epidemiológica nº 21 (03 a 09/05).

Orientações para codificação das causas de morte no contexto da COVID-19
Primeira publicação do documento.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 08/2020
Nota técnica nº 8, dispõe sobre orientações gerais para implantação das práticas de segurança do paciente em hospitais de campanha e nas demais estruturas provisórias para atendimento aos pacientes durante a pandemia de COVID-19.

Nota Técnica 51/2020 – COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA
Nota técnica que dispõe sobre desinfecção de pessoas em ambientes públicos e hospitais durante a pandemia da Covid-19.

Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina

Nota Técnica Conjunta nº 003/2020 – DIVE/SUV/SES/SC
Este documento dispõe orientações para o preenchimento da declaração de óbito (do) para COVID-19, no estado de Santa Catarina.

Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Atualização do plano de contingência
Atualização do plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus no Estado do Rio De Janeiro.

Secretária de Saúde do Estado de Goiás

Boletim Epidemiológico nº6
Documento que analisa os dados epidemiológicos do estado de Goiás até o dia 12/05.

Semana: 03/05/2020 a 10/05/2020

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Interim Guidelines for Collecting, Handling, and Testing Clinical Specimens from Persons for Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)
Inclui orientações para manejo dos swabs quando estes estão em pacotes a granel.

Evaluating and Testing Persons for Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)
Recomendações sobre o uso de testes de anticorpos, sendo que recomenda que para o diagnóstico de infecção aguda a recomendação é de uso de PCR.

Collection and Submission of Postmortem Specimens from Deceased Persons with Known or Suspected COVID-19 – Interim Guidance
Recomendações para a coleta de amostras pós óbito.

Criteria for Return to Work for Healthcare Personnel with Suspected or Confirmed COVID-19 (Interim Guidance)
Atualização do documento com as informações de tempo para retorno ao trabalho dos profissionais de saúde suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Discontinuation of Transmission-Based Precautions and Disposition of Patients with COVID-19 in Healthcare Settings (Interim Guidance)
Atualização do documento com as informações de tempo para descontinuação das medidas de precaução para pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19 no ambiente de assistência à saúde.

Discontinuation of Isolation for Persons with COVID -19 Not in Healthcare Settings
Atualização do documento com as informações de tempo para descontinuação das medidas de precaução para pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19 em domicílio.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020 – revisada em 08/05/2020
Atualização sobre as orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nota técnica nº 04/2020.

Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 07/2020
Orientações para a prevenção da transmissão de covid-19 dentro dos serviços de saúde. Nota técnica nº 07/2020.

RDC 379/2020
Altera a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 356/2020, que dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Nota Técnica Conjunta nº 002/2020 – COSEMS/SUV/SPS/SES/SC
Este documento dispõe sobre a notificação, investigação, coleta e orientações sobre os casos suspeitos da COVID-19 (SARS-COV-2), no estado de Santa Catarina.

Nota Técnica Conjunta nº 33/2020 – DIVS/LACEN/SUV/SES/SC
Orientação sobre o uso de testes rápidos por imunocromatografia e outros testes sorológicos ofertados pelos laboratórios privados, farmácias e drogarias para o vírus SARS-COV-2 no contexto atual da pandemia da COVID-19 em Santa Catarina.

Principais Notas Técnicas e Guidelines Publicados

Acesse o Portal Qualis